quinta-feira, 8 de março de 2012

 

A força do Democratas nas eleições 2012

- Um trabalho recém-concluído pela liderança do Democratas no Senado mostra que o partido está em posição de destaque em boa parte das capitais e grandes cidades brasileiras nas eleições municipais deste ano.
- O levantamento mostra quem são os candidatos, como estão as articulações políticas, as pesquisas mais recentes e as movimentações dos adversários. É um quadro político completo dos 26 estados do País.
- O partido possui pré-candidatos em 19 capitais e tem forte influência nas negociações políticas de praticamente todos os municípios de maior porte no Brasil.
  • Leia o trabalho, assinado por Murilo Medeiros: http://migre.me/870bA
- Em número de pré-candidatos em capitais, o Democratas está a frente do PSDB (18) e PSB (15). O partido com maior número de pré-candidatos é o PMDB (22), seguido do PT (20).
- Quando consideradas apenas as 10 maiores capitais em número de eleitores – São Paulo (8,5 milhões de eleitores), Rio (4,6 milhões), Salvador e Belo Horizonte (1,8 milhão), Fortaleza (1,6 milhão), Curitiba (1,3 milhão), Recife, Manaus, Porto Alegre e Belém (1 milhão) – o Democratas tem nomes próprios em 8. O PT, em 9; o PMDB, em 8; o PSDB, em 7; e o PSB, em 6.
- Apenas em Boa Vista, Vitória, São Luiz, Curitiba, Rio Branco e Belém o Democratas está fora das negociações em torno de um candidato competitivo.
- Há pré-candidatos Democratas que lideram as pesquisas em três capitais. São eles: o ex-governador João Alves, em Aracaju (SE), o deputado ACM Neto, em Salvador (BA), e o ex-governador Mendonça Filho, em Recife (PE).
- Na maior cidade do País, São Paulo, o pré-candidato do Democratas é o secretário de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia. A entrada do ex-governador José Serra no páreo não significou a saída de Garcia da disputa. Com razoável tempo de TV e ainda forte influência local, o Democratas só entrará em qualquer composição caso as negociações resultem em acordos favoráveis ao partido.
- No Rio de Janeiro, o pré-candidato será o ex-presidente do partido, deputado Rodrigo Maia, que encabeçará uma chapa tendo como vice a deputada estadual Clarissa Garotinho (PR).
- O nome em Fortaleza será o deputado Moroni Torgan. Atualmente, Moroni reside em Portugal, onde é membro da Igreja Mórmon. Em abril, Torgan deverá receber uma visita da cúpula do partido para estimular sua candidatura.
- Na Paraíba, o deputado Efraim Filho já admitiu a possibilidade de entrar na briga pela disputa em João Pessoa. Atualmente, o Democratas possui 36 prefeitos no estado.
- Em Maceió (AL), o pré-candidato do Democratas é o deputado estadual Jeferson Morais, político bastante conhecido na cidade devido à atuação como apresentador de TV e repórter policial. As pesquisas o apontam com 13% das intenções de voto.
- Na capital do RN, Felipe Maia foi cogitado como candidato do partido, que deverá fechar uma dobradinha com o PSDB do deputado Rogério Marinho. As conversas sobre uma grande composição também estão adiantadas com o PMDB.
- Teresina conta com o ex-senador Heráclito Fortes como pré-candidato. Seu nome é o mais forte para aglutinar uma candidatura de oposição do Piauí. Sete partidos trabalham a formação de um bloco com Heráclito à frente.
- Em Campo Grande, o deputado federal Luiz Henrique Mandetta é o nome com mais chances de unir o PMDB e o PSDB. O parlamentar pode até contar com o apoio do governador André Puccinelli.
- Filiado recentemente ao Democratas, o ex-prefeito de Cuiabá, Roberto França, pretende ocupar pela terceira vez o cargo. Conta com o apoio do senador Jayme Campos. França aponta com 9% nas sondagens.
- Caso se candidatasse, o senador Demóstenes Torres venceria no primeiro turno em Goiânia. Como o parlamentar optou por não disputar, crescem as possibilidades de o vice-governador José Eliton Júnior entrar no páreo.
- Em Belo Horizonte, o deputado estadual Gustavo Corrêa estuda a possibilidade de se candidatar. Minas Gerais é um dos estados no qual o Democratas possui maior densidade eleitoral.
- Em Curitiba há pelo menos três nomes para a vice na chapa de reeleição do prefeito Luciano Ducci (PSB): o presidente interino da Câmara vereador Sabino Piccolo, o ex-deputado Luciano Pizzato e o secretário municipal de habitação, Osmar Bertoldi.
- Em Porto Alegre, o Democratas lançou a candidatura do presidente do diretório da capital, deputado estadual Paulo Borges.
- No estado de Santa Catarina o partido está ativo e de cara nova. O pré-candidato a prefeito em Florianópolis é o empresário Doreni Caramori Junior, presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), que reúne 1,9 mil empresas da região.
- O Democratas trabalham arduamente para emplacar a candidatura do deputado federal Pauderney Avelino em Manaus (AM). A ideia é montar um grande arco de alianças conquistando o apoio do senador Eduardo Braga e o governador Omar Aziz.
- Na corrida pela capital do Tocantins, Palmas, o Democratas conta como pré-candidatos a deputada professora Dorinha, presidente do Democratas Mulher, e o vereador Fernando Resende.
- Em Macapá, são grandes as chances do deputado federal Davi Alcolumbre vencer a disputa de outubro.
- Em Porto Velho (RO), o Democratas já anunciou o nome de Jep Rover, empresário, nome novo no cenário político do estado.
- O maior colégio eleitoral do Espírito Santo não é a capital Vitória, mas a vizinha Vila Velha. Lá, o deputado estadual Rodney Miranda possui grandes chances de vitórias.
- E não é só. O Democratas estará presente em um grande número de cidades polo, como em Feira de Santana com o ex-prefeito José Ronaldo, em Mossoró comRuth Ciarlini, em Caxias do Sul com Milton Corlatti, em São José dos Pinhais com Luiz Carlos Setim, em Nova Iguaçu com o ex-deputado Rogério Lisboa, em Caruaru com a ex-deputada Miriam Lacerda, e em Uberlândia com o deputado federal João Bittar.
- O Democratas também tem pré-candidatos competitivos em outras cidades importantes, como Patos (PB), Cajazeiras (PB), Bayeux (PB), Várzea Grande (MT), Sinop (MT), Joinville (SC), Blumenau (SC), São José (SC), Pelotas (RS), Ponta Grossa (PR), Paravaí (PR), Santarém (PA), Araguaína (TO), Ariquemes (RO), Dourados (MS), Itabuna (BA), Juazeiro (BA), Olinda (PE), Nossa Senhora do Socorro (SE), Cachoeiro de Itapemirim (ES), Montes Claros (MG), Nova Lima (MG), Caicó (RN) e Pau dos Ferros (RN). entre outras.
- O Democratas conta hoje com 395 prefeitos por todo Brasil. Com seus nomes, ideias e bons exemplos, o partido terá todas as chances de aumentar esse número a partir das eleições municipais de outubro.

Nenhum comentário: