sexta-feira, 11 de novembro de 2011


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Defesa Civil faz simulação de desastre em Antonina

A Defesa Civil faz neste sábado, em Antonina, um exercício simulado de ação em caso de desastres naturais ou risco iminente de acidentes. O “exercício simulado de abandono emergencial” vai mobilizar moradores e representantes dos órgãos e instituições que precisam agir em conjunto em situações do gênero. A simulação tem início marcado para as 14 horas, nos bairros Portinho e Graciosa.

Cerca de 60 pessoas participam da organização do exercício, entre as quais líderes comunitários dos dois bairros, onde residem aproximadamente 400 famílias. Destas, 99 famílias – cerca de 360 pessoas – se dispuseram a participar do simulado. 
O simulado é uma das dez fases do exercício, que iniciou partindo da hipótese da ocorrência de um evento desastroso, passou pela elaboração de um plano específico, definição e distribuição de funções, cadastramento da população envolvida e divulgação do plano.
“A simulação serve não só para que os moradores das áreas de risco saibam o que fazer em caso de desastres, mas também para capacitá-los a atuar de forma preventiva, consolidando procedimentos permanentes de monitoramento, alerta e alarme”, afirmou o chefe da Defesa Civil do Paraná, major Antonio Hiller.
Para o simulado, a Defesa Civil contou com o apoio de um helicóptero do Governo do Estado e com uma embarcação da Marinha para retiradas de “vítimas”.
A atividade envolve o Simepar, AguasParaná, Mineropar, Secretaria da Infraestrutura e Logística, Secretaria de Estado da Comunicação Social, Casa Militar, Grupamento Aeropolicial, Resgate-aéreo – GRAER, Polícia Militar do Paraná, Corpo de Bombeiros, dentre outras agências, além de voluntários da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores. 

Fonte: Agência Notícias do PR

Nenhum comentário: