quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Assembleia do PR quer responsabilizar banco por fraudes.

Presidente da casa afirmou que o banco deve ressarcir a Assembleia.
Instituição financeira seria a mesma envolvida em outras acusações.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Valdir Rossoni (PSDB), afirmou que a Casa estuda a possibilidade de acionar na Justiça um banco privado por responsabilidade em fraudes na Alep. “A intenção é responsabilizar o banco para que ele ressarça a Assembleia”, informou Rossoni.
Na manhã desta  terça-feira (26) foi deflagrada a Operação Tubarão, que investiga um esquema de contribuintes supostamente “laranjas”. Essas pessoas recebiam valores expressivos de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) como funcionários da Alep.
A assessoria da Alep informou que tanto nesse caso, como em boa parte das situações denunciadas pela série Diários Secretos, da RPC TV e do jornal Gazeta do Povo, o mesmo banco tinha participação. A intenção é aproveitar o episódio para buscar a responsabilidade da instituição financeira.

Diários SecretosEm março de 2010, a RPC TV e o jornal Gazeta do Povo fizeram uma série de reportagens chamadas de 'Diários Secretos' mostrando a rede de corrupção e contratação de funcionários fantasmas e laranjas por meio da manipulação de diários oficiais da Assembleia Legislativa.

As reportagens deram origem a investigação do Ministério Público que revelou o desvio de pelo menos R$ 100 milhões. As denúncias também provocaram o afastamento de diversos diretores da casa, a mobilização da sociedade com o movimento "O Paraná Que Queremos", e pressionou a aprovação da Lei da Transparência no Paraná, garantindo que os gastos do dinheiro público fossem disponibilizados na internet.



fonte:G1 Pr.

Nenhum comentário: