segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PPS anuncia apoio à CPI contra Derosso. Faltam ainda quatro assinaturas!

O diretório municipal do PPS anunciou neste sábado (13) que os vereadores Zé Maria e Renata Bueno, que compõem a bancada do PPS na Câmara Municipal de Curitiba, vão assinar o requerimento propondo a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o presidente da Câmara, João Claudio Derosso (PSDB), acusado de irregularidades em contratos de publicidade e nepotismo. Com a decisão do PPS, faltam quatro assinaturas para completar as treze necessárias à instalação da CPI com nove membros.
Inicialmente, Renata Bueno havia se manifestado contra a instalação da CPI, argumentando que o instrumento era inadequado e que serviria apenas de "palco para a oposição". Renata havia defendido a instalação de uma Comissão Processante para investigar apenas uma licitação de publicidade em que a vencedora foi a esposa de Derosso, Claudia Queiroz.
Mas o diretório municipal do PPS se reuniu na noite de sexta-feira (12) e decidiu orientar a bancada a se posicionar favoravelmente à abertura das investigações. O diretório também manifestou apoio ao afastamento provisório do vereador tucano e a instalação da Comissão Processante, cujos membros são sorteados, sem garantia de representação de todos os partidos na Casa. As duas propostas de Renata foram rejeitadas pela Comissão de Legislação e Justiça (CCJ) da Câmara. A CLJ concluiu que os dois pedidos contariam a Lei Orgânica Municipal.
Os vereadores que já subscreveram o pedido de formação de comissão são os petistas Pedro Paulo, Professora Josete e Jonny Stica; os dois representantes do PMDB, Algaci Túlio e Noêmia Rocha; e os dois vereadores do PV, Paulo Salamuni e Aladim Luciano. Os três vereadores do PDT ainda estão discutindo se apoiam a CPI. O único vereador do PSC, Julião Sobota, já anunciou que não assina. Mas o presidente estadual do partido, deputado federal Ratinho Junior, declarou que determinará o apoio do vereador à proposta.
Se os três vereadores do PDT aderirem ao requerimento, a décima terceira assinatura poderá vir do marido de Renata Bueno, o vereador Juliano Borghetti (PP). Mas vai depender também da posição do partido, que é aliado do PSDB e PSB na administração municipal.


Nenhum comentário: